As válvulas são itens muito comuns no dia a dia, já que seu objetivo é regular, direcionar ou controlar o fluxo de um determinado fluido, processo este que pode acontecer através da abertura, fechamento ou obstrução parcial de passagens. No artigo de hoje, porém, falaremos especificamente de um tipo especial: as válvulas para rede de incêndio.
Sem dúvidas as válvulas para rede de incêndio são itens extremamente importantes, à medida que seu uso está ligado ao combate a chamas em situações de emergência.
Portanto, estamos falando de um produto de alto desempenho, cuja eficiência deve ser elevada, de modo que possa ajudar a evitar a propagação de chamas.
As válvulas para rede de incêndio são equipamentos especificamente desenvolvidos para sistemas hidráulicos para o combate ao fogo em situações de emergência.
Essas válvulas possuem a função de fornecer água em locais próximos ao foco de incêndio, a fim de minimizar os efeitos do fogo, auxiliando em seu combate.
Quanto à estrutura, as válvulas, de acordo com a ABNT NBR 16021:2011, são constituídas por: volante, haste ou eixo, castelo ou tampa, corpo, vedação ou disco de vedação e sede, todos componentes básicos de uma válvula para hidrante.
Além disso, saiba que as válvulas para rede de incêndio possuem uma pressão nominal, que segundo a ABNT 16021, é a pressão máxima de serviço permitida na entrada da válvula.
Então, cada modelo de válvula tem uma pressão nominal específica. Por exemplo, o modelo PN10 conta com pressão nominal de até 10 Kgf/cm² (1,0 Mpa); já o modelo PN25 possui pressão nominal de até 25 Kgf/cm² (2,5 Mpa).
Vale ressaltar ainda que, geralmente, as válvulas globo são comercializadas com dois tipos diferentes de rosca: a BSP (British Standard Port) ou a NPT (National Pipe Taper).
De acordo com a ABNT NBR 12912:1993, a rosca tipo NPT possui conicidade de 1º 47´do semi ângulo, permitindo uma vedação por interferência sem o uso de vedantes. Em contrapartida, a rosca BSP, diferentemente da NPT, possui padrão de rosca paralela.
“Uma andorinha só não faz verão”… essa frase é muito comum e se aplica perfeitamente às válvulas para rede de incêndio.
Isso porque estamos falando de um produto que, apesar de ser extremamente importante, deve ser instalado em conjunto com outros acessórios e dispositivos.
Portanto, lembre-se sempre de que as válvulas são equipamentos que compõem um sistema de combate a incêndios, que via de regra é formado por:
A válvula deve ser comprada em locais que forneçam produtos de acordo com as exigências das normas estaduais, do Corpo de Bombeiros e do projeto do sistema.
Por isso, é primordial escolher uma empresa confiável, que seja experiente e ofereça um amplo catálogo de produtos, como a Aparecida Tubos.
É importante também ficar sempre atento ao projeto e as dimensões disponíveis de cada produto,para que o sistema de proteção contra incêndio seja bem planejado e seguro.