A indústria de tubos é responsável por produzir diferentes tipos de produtos, cada um deles ideais para necessidades e aplicações específicas, de modo a otimizar os sistemas onde são inseridos. Hoje, falaremos sobre um modelo em específico: os tubos Schedule.
Os tubos Schedule estão entre os modelos mais populares, uma vez que podem ser utilizados nas mais diversas aplicações, atendendo perfeitamente às demandas.
Tendo em mente a importância, ao longo deste artigo falaremos mais sobre os tubos Schedule, abordando seus detalhes técnicos, características, vantagens e aplicações mais comuns.
Saiba que os tubos Schedule são conhecidos tubos de condução que obedecem à norma NBR-5590.
Os tubos Schedule são fabricados a partir de estruturas de aço carbono feitas para condução de fluidos com exigências específicas de temperatura, pressão ou características corrosivas. Como resultado, temos um modelo de tubo muito resistente e durável, capaz de suportar diferentes aplicações com qualidade.
Além disso, esse modelo é aplicado com finalidade mecânica e de usinagem em geral. Não à toa, os tubos Schedule são ideais para a condução de materiais sólidos granulados ou em partículas, assim como são também uma excelente opção para conduzir materiais líquidos ou pastosos e vapores e gases.
Por ser conhecido como um tubo de primeira linha, os tubos Schedule são bastante valorizados no mercado e contam com diferentes modelos, como tubo Schedule 10/20/30/STD/40/60/80/100/120/140/160, XS e XXS, de ¼” até 60” nas normas ASTM A.53 A.106, API , NBR 5590 e AÇO LIGA ASTM A.333 / A.335 P1, P2, P5, P9, P11, P12, P22.
Para saber mais sobre os tubos Schedule e suas medidas, clique aqui e baixe o catálogo completo!
Devido às diferentes espessuras e medidas, os tubos Schedule são facilmente aplicados de acordo com a necessidade de cada cliente e seus respectivos projetos, colocando-o como um modelo de tubo versátil, eficiente e extremamente funcional.
Podemos dizer que o tubo Schedule é a denominação referente ao resultado arredondado a dezena calculado pela fórmula SCH = P / S, onde P é a pressão de trabalho do tubo e S é a tensão (pressão).
Em outras palavras, quanto maior for o SCH, maior será a espessura da parede em relação ao seu diâmetro. Portanto, consequentemente, ele define a espessura da parede do tubo de condução.
É sempre válido ressaltar ainda que os tubos Schedule podem ser produzidos com ou sem costura; pretos ou galvanizados, em barras ou até mesmo cortados em comprimentos específicos.
Quanto à aplicação, os tubos Schedule são itens amplamente utilizados por indústrias e máquinas pesadas, como caldeiras, condensadores, hidrantes, indústria química e muito mais.
Sem dúvida os tubos Schedule estão entre os tubos mais seguros e confiáveis, pois se trata de um produto de alto padrão.
Ao comprar um tubo Schedule, lembre-se de escolher uma empresa responsável, experiente e profissional, como a Aparecida Tubos. Dessa forma, você tem a certeza de que irá receber um produto de boa qualidade.