As tubulações industriais são parte de um sistema extremamente importante para as mais diversas áreas, desde o setor alimentício até o setor petroquímico. Contudo, engana-se quem pensa que somente os tubos têm papel importante.
Saiba que, além das tubulações, muitos outros equipamentos e produtos são importantes para a criação de um sistema eficiente e funcional, sem falhas e problemas.
Tendo isso em mente, listaremos ao longo deste artigo alguns dos equipamentos mais comuns nas tubulações industriais de todos os tipos. Confira.
Claro, falar de tubulações e não citar os tubos seria extremamente equivocado. Portanto, saiba que os tubos são itens com formato cilindro, compridos e fabricados em diferentes materiais – na área industrial, os modelos em aço e ferro são os mais comuns.
Os tubos, claro, podem variar de diâmetro, espessura de parede e comprimento. Além disso, via de regra, eles são utilizados no transporte de líquidos, gases e outros tipos de fluidos, além de serem comuns também na construção civil e na exploração de poços de petróleo.
Não à toa, os tubos são considerados, claro, o pilar de qualquer sistema de tubulação. Contudo, existem outros itens tão importantes quanto eles.
As conexões são elementos primordiais em qualquer sistema que possua tubos, uma vez que sua função é uni-los de maneira a formar, assim, uma tubulação.
Vale ressaltar ainda que as conexões podem dar forma às tubulações, fazendo com que tomem direções distintas, adaptando os tubos aos projetos definidos.
Não à toa, as conexões são comuns não apenas na área industrial, como também em estruturas mais comuns, como casas, lojas, apartamentos, condomínios e muito mais.
As válvulas, assim como as conexões, são essenciais em vários sistemas de tubulações, principalmente porque sua função está associada ao controle de fluxo.
Tenha em mente que uma válvula ou registro é um dispositivo que regula, direciona ou controla o fluxo de um fluido. Esse processo se dá através da abertura, fechamento ou obstrução parcial de uma ou mais passagens.
Logo, podemos dizer que as válvulas são equipamentos e acessórios muito importantes para tubulações industriais, sobretudo as mais complexas.
Os flanges são conhecidos como elementos que unem dois componentes de um sistema de tubulações, a fim de permitir a ligação entre os tubos.
Quanto à aplicação, geralmente os flanges são montados em pares e unidos por parafusos, de maneira a manter a superfície de contato entre dois flanges sob força de compressão, a fim de vedar a conexão, evitando, assim, vazamentos e outros tipos de problemas.
Esse tipo de dispositivo é muito usado na automação industrial, sobretudo por terem a capacidade de conduzir diversos tipos de fluídos, como óleos, gases, vapores e combustíveis.
Conhecendo mais sobre as tubulações industriais e os equipamentos mais comuns, sem dúvida torna-se mais fácil compreender por que se trata de um sistema complexo e importante, independentemente da aplicação.
Gostou do artigo? Então, acompanhe nosso blog para mais novidades! Até a próxima.