O que são tubos estruturais e quais suas vantagens? 
O que são tubos estruturais e quais suas vantagens? 
4 de outubro de 2023
O aço carbono enferruja?
O aço carbono enferruja?
19 de outubro de 2023

Sprinkler: como funciona e qual sua importância 

Sprinkler: como funciona e qual sua importância 
Tempo de leitura: 5 minutos

Saiba agora como funciona o sprinkler e qual sua importância para as edificações 

Atualmente, todas as edificações devem possuir sistemas e equipamentos voltados à segurança, sobretudo quando se fala em métodos contra incêndios. Entre os itens voltados ao combate às chamas mais conhecidos, com certeza podemos destacar os sprinklers.

Os sprinklers são pequenos dispositivos que ajudam a eliminar focos de incêndio, de modo a evitar grandes chamas que possam colocar a vida das pessoas em risco. 

Apesar de ser um item pequeno, o sprinkler conta com uma grande importância. Por isso, no artigo de hoje falaremos mais sobre esses dispositivos, listando suas características, funcionalidades e vantagens. Confira! 

O que é sprinkler e como ele funciona?

Os sprinklers são itens que atuam em conjunto, conhecidos como um eficiente sistema de pequenos chuveiros hidráulicos ligados a um sistema de bombeamento de água.

Em casos de incêndio, os sprinklers são ativados para combater as chamas, de modo a impedir o alastramento do fogo, evitando, assim, maiores problemas. 

A maioria dos sistemas sprinklers é ativado automaticamente, à medida que pequenos dispositivos de vidro, conhecidos como ampolas ou bulbos, se rompem conforme há um  aumento considerável da temperatura no ambiente.

Ou seja, diferentemente do que muitos podem imaginar, os sprinklers não são ativados com fumaça, mas sim com o aumento na temperatura do ambiente devido às chamas no local. 

Composição do sistema de sprinklers 

O sistema de sprinklers é composto pela reserva técnica de água, sistema de bombeamento, válvula de governo e alarme, sistema de detecção de funcionamento, ponto de recalque, conexões, tubulações, drenos, ampolas ou bulbos e, claro, sprinklers.

Todos esses equipamentos são responsáveis por identificar uma situação de risco e permitir a liberação da água no espaço, impedindo que o fogo cresça e evitando danos maiores, tanto estruturais quanto físicos (relacionados à saúde e bem-estar das pessoas). 

Quando preciso utilizar chuveiros automáticos ou sprinklers?

Apesar de existir uma Norma Brasileira (NBR 10.897), tenha em mente que, via de regra, quem define a necessidade de um equipamento de segurança contra incêndio é o Corpo de Bombeiro de cada estado. 

Ou seja, a obrigatoriedade dos sprinklers varia conforme cada região. Contudo, é altamente recomendado instalar sprinklers nas edificações, especialmente as grandes e que envolvem muitas pessoas. 

Afinal, o sistema de sprinkler é uma forma eficiente de cuidar do próprio patrimônio e, mais importante ainda, de preservar a vida das pessoas no ambiente. 

Vantagens de investir em sprinkler incêndio

Investir em sistemas de sprinklers para combate a incêndios oferece várias vantagens, principalmente em relação à segurança de pessoas e à proteção de propriedades. Aqui estão algumas das vantagens principais:

1. Resposta Rápida:

  • Os sprinklers são ativados automaticamente em presença de altas temperaturas, proporcionando uma resposta rápida e eficiente ao fogo.
  • Em muitos casos, podem extinguir um incêndio antes que os bombeiros cheguem ao local.

2. Proteção Contínua:

  • Funcionam 24 horas por dia, oferecendo proteção contínua contra incêndios, mesmo quando o edifício está vazio ou fechado.

3. Redução de Danos:

  • Limitam a expansão do fogo, minimizando danos materiais e possibilitando um retorno mais rápido às atividades normais.

4. Segurança para os Ocupantes:

  • Oferecem uma proteção adicional aos ocupantes, aumentando as chances de evacuação segura.

5. Economia de Água:

  • Utilizam menos água comparado ao que seria usado pelos bombeiros, reduzindo assim o desperdício de recursos.

6. Redução no Custo do Seguro:

  • Investimentos em sistemas de proteção contra incêndio, como sprinklers, frequentemente resultam em prêmios de seguro mais baixos, já que diminuem o risco de grandes prejuízos por incêndio.

7. Confiabilidade:

  • Os sistemas de sprinklers são muito confiáveis e têm uma taxa de sucesso elevada na extinção ou controle de incêndios.

8. Manutenção Simples:

  • A manutenção periódica é relativamente simples e não é muito custosa, garantindo que o sistema esteja sempre em condições operacionais ideais.

9. Diversidade de Aplicações:

  • Podem ser instalados em vários tipos de edificações e espaços, desde residências até instalações industriais e comerciais.

Em linhas gerais, podemos dizer que Investir em sistemas de sprinklers é uma medida proativa e estratégica para proteger ativos valiosos e, o mais importante, vidas.

A instalação desses sistemas é especialmente crucial em locais com alta ocupação ou onde os materiais altamente inflamáveis são armazenados. Para maximizar a eficácia dos sprinklers, é fundamental que sejam instalados e mantidos corretamente, seguindo as normas e regulamentos locais de segurança contra incêndios.

Modelos de sprinklers mais comuns

No mercado, você irá encontrar uma ampla gama de sprinklers, em modelos diversos, que atendem necessidades específicas. Na Aparecida Tubos, por exemplo, você encontra:

  • Sprinkler automático;
  • Sprinklers embutido;
  • Sprinklers standart upright;
  • Sprinkler automático semi embutido;
  • Orifício extra grande;
  • Sprinkler resposta rápida de suspensão antecipada;
  • Sprinkler de nível.

Agora, com certeza você conhece mais sobre o sprinkler, como funciona e qual sua importância, não é mesmo?

Acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Nos vemos em breve! 

whatsapp