Quando falamos nos principais tipos de tubos, sem dúvida à nossa mente uma série de modelos aparecem, desde tubos PVC até tubos de aço, não é mesmo?
Contudo, alguns modelos de tubos apresentam desempenho acima da média, colocando-os como opções seguras, resistentes e duráveis para o dia a dia, sobretudo em ambientes com alta demanda (setor industrial e comercial, por exemplo).
Por esse motivo, pensando em ajudá-lo a encontrar o modelo mais confiável, listaremos ao longo deste artigo alguns dos principais tipos de tubos disponíveis no mercado, mostrando também suas características e aplicações.
O tubo de aço carbono sem dúvida é um dos modelos mais usados atualmente, sobretudo porque existe uma grande variedade à disposição no mercado.
Basicamente, podemos dizer que os tubos de aço carbono consistem em peças cilíndricas produzidas a partir de uma liga metálica. Por não ser corrosiva e possuir alta resistência, o tubo de aço é capaz de garantir toda a segurança necessária para as estruturas nas quais são utilizados.
Entre as vantagens que o tubo de aço de carbono possui, sem dúvida a resistência que oferece é um dos principais fatores que levam à sua compra.
Por exemplo, os tubos de aço são resistentes à pressão externa e interna, assim como suportam bem o processo de torção e compressão.
Além disso, o tubo de aço carbono conta com uma ótima densidade, mantendo-se estável diante de inundação, correntes de ar de alta intensidade e até a incêndios.
Por fim, os tubos de aço carbono dificilmente apresentam vazamentos. Quando esse tipo de problema surge, pode também ser facilmente corrigido, sem grandes dores de cabeça.
Quanto à aplicação, os tubos de aço de carbono são versáteis, e podem ser vistos em muitos ambientes e setores, como:
Entre os modelos de tubos de carbono mais comuns na indústria, podemos listar o tubo de aço carbono Schedule/NBR 5590; tubo de aço DIN 2440/NBR 5580, tubo de aço carbono galvanizado, entre outros.
Por fim, os tubos de aço de carbono podem ser encontrados na modalidade com costura (solda perceptível ao longo da peça) ou sem costura (sem emendas na peça)
Os tubos mecânicos são propriedades de usinagem, tendo como característica a boa soldabilidade. Por serem produzidos com aço inoxidável, esse tipo de tubo proporciona um valor elevado de resistência e de limite de escoamento.
As indústrias que produzem peças, principalmente as que manufaturam produtos em que a propriedade mecânica é fundamental, são as que mais utilizam muito esse tipo de tubo no cotidiano.
Portanto, os tubos mecânicos são indicados para a construção mecânica, sobretudo na formulação de peças de diferentes tipos e aplicações.
Um dos modelos mais utilizados é o tubo mecânico Norma VMEC 134 AP (ST 52).
Os tubos de aço trefilado são itens que passam por um processo mecânico a frio, de modo a reduzir a largura do tubo, aumentando, assim, o seu comprimento .
No mercado, os tubos trefilados são vistos como resistentes, muito por conta do processo que sofrem chamado encruamento.
Isto é, à medida que o tubo diminui seu diâmetro, ele adquire propriedades mais resistentes. Por esse motivo sua aplicação é muito comum em construções civis.
Agora que conhece mais sobre os melhores tipos de tubos do mercado, fica mais fácil escolher o modelo que melhor atenda suas necessidades.
Para ler mais artigos como este, acompanhe o blog da Aparecida Tubos. Até a próxima!