Quais são os tubos recomendados para cada segmento
8 de outubro de 2020
O que você precisa saber antes de escolher tubos de aço
13 de outubro de 2020

Quais os equipamentos contra incêndio obrigatórios?

Tempo de leitura: 4 minutos

Saiba mais sobre quais os equipamentos contra incêndio obrigatórios 

A segurança é um fator imprescindível para todo e qualquer ambiente. Quando falamos sobre eventuais perigos relacionados a incêndios, todo cuidado é pouco. Logo, torna-se imprescindível saber quais os equipamentos contra incêndio obrigatórios.

Atualmente, é exigido que praticamente todas as edificações tenham um projeto de segurança contra incêndios. Portanto, é preciso investir em uma série de equipamentos de prevenção e combate ao fogo.

Os equipamentos contra incêndio são obrigatórios principalmente em locais com grande circulação de pessoas, tais como prédios, condomínios, lojas, shoppings, empresas, indústrias e muito mais. 

Portanto, saber quais itens são importantes é fundamental para garantir um ambiente mais seguro para todos.

Confira agora alguns dos itens que não podem faltar para evitar ou controlar eventuais incêndios. 

1) Extintores

Os extintores são itens fundamentais para evitar incêndios e controlar eventuais alastramento de chamas. Esse tipo de produto consiste em um tubo que contém água, pó ou outro componente químico capaz também de acabar com incêndios, sobretudo os de menores proporções. 

Devido sua fácil manuseabilidade e elevada eficiência, os extintores são considerados a primeira forma de defesa, ideais para eliminar pequenos focos de chamas. 

De acordo com a Norma Regulamentadora 23, gerida pela Secretaria do Trabalho, os extintores devem ser colocados em locais: 

  1. a) De fácil visualização;
  2. b) De fácil acesso;
  3. c) Onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso.

Portanto, quando falamos em equipamentos contra incêndio obrigatórios, sem dúvida alguma contar com extintores é imprescindível. 

Quais os equipamentos contra incêndio obrigatórios?

2) Abrigos e Suportes

Os abrigos e suportes são fundamentais em qualquer projeto de segurança contra incêndio. Isso se deve ao fato de que são os responsáveis por armazenar itens importantes no combate às chamas, como mangueiras, extintores, hidrantes e afins. 

Pelo fato de manterem seguros e em boas condições outros equipamentos contra incêndio, consequentemente torna-se obrigatório investir em bons abrigos e suportes. 

Por fim, saiba que os abrigos devem permanecer lacrados (não trancado), uma vez que o acesso ao conteúdo armazenado deve ser facilitado em caso de incêndio.

3) Mangueiras

As mangueiras são itens fundamentais para acabar com incêndios, principalmente os que tomam proporções maiores. 

Devido à importância, é obrigatório contar com mangueiras desenvolvidas para o combate de incêndio, já que somente esses modelos são capazes de suportar a pressão elevada da água. 

Existem diferentes tipos de mangueiras, cada um deles desenvolvidos para finalidades e ambientes distintos. No mercado, é possível encontrar mangueiras tipo 1, 2, 3, 4 e 5. 

Para entender qual o modelo adequado, é importante consultar uma empresa especializada no fornecimento de mangueiras, bem como solicitar o suporte da equipe responsável pela segurança do ambiente. 

4) Sistema de alarme

De acordo com a NR-23, nos estabelecimentos de riscos elevados ou médios, deverá haver um sistema de alarme capaz de dar sinais perceptíveis em todos os locais da edificação.

 Além disso, cada pavimento do estabelecimento deverá ser provido de um número suficiente de pontos capazes de pôr em ação o sistema de alarme adotado.

 Por fim, as campainhas ou sirenes de alarme deverão emitir um som distinto, em tonalidade e altura, de todos os outros dispositivos acústicos do ambiente. O acionamento do alarme deve estar localizado nas áreas comuns dos acessos dos pavimentos.

Equipamentos contra incêndio obrigatórios: fundamentais na segurança

Agora que conhece os principais equipamentos contra incêndio, com certeza é mais fácil manter o ambiente mais seguro e de acordo com as leis em vigor. 

Para ler mais artigos como este, acompanhe o blog da Aparecida Tubos. Até a próxima! 

 

whatsapp