Existe uma ampla gama de tubos no mercado, cada um desenvolvido para atender necessidades, aplicações e áreas específicas. Entre os modelos mais comuns, podemos destacar o tubo de aço galvanizado.
Os tubos de aço galvanizados estão entre os modelos mais populares e requisitados do mercado, sobretudo por conta de suas características e vantagens.
Tendo em mente a relevância dos tubos de aço galvanizados, no artigo de hoje falaremos sobre onde utilizá-los. Antes, porém, falaremos mais sobre o que são esses tubos e quais suas propriedades. Confira!
Os tubos de aço galvanizados são itens conhecidos no mercado por serem extremamente resistentes, sobretudo porque passam pelo processo de galvanização.
Tenha em mente que, durante a galvanização, o aço é coberto com zinco, fazendo com que o tubo ganhe mais força e resistência à corrosão, características estas fundamentais em diversas aplicações.
O aço carbono utilizado na produção dos tubos é uma liga metálica de ferro e carbono, que possui quantidades bem pequenas de outros materiais, como silício, manganês, cobre, enxofre e fósforo.
Esse tipo de aço é caracterizado pela quantidade de carbono, que pode variar para mais ou menos em sua composição.
Ou seja, um tubo de aço carbono galvanizado pode ser classificado de três formas: composição com baixo, médio e alto teor de carbono.
Como dito, o tubo de aço, quando galvanizado, adquire mais resistência, tornando-se muito resistente à corrosão e oxidação, problemas estes que dão origem a problemas como a ferrugem.
Ou seja, a galvanização é um processo que confere aos tubos mais confiabilidade a projetos e aplicações em que as tubulações podem estar sujeitas ao aparecimento de ferrugem.
O tubo de aço galvanizado é um item comumente presente em indústrias e construções em geral, tendo como papel principal auxiliar na condução adequada de fluidos diversos.
No que se refere às aplicações podemos encontrar o tubo de aço galvanizado em usinas de álcool e de açúcar, uma vez que são excelentes para condução de grânulos e líquidos, mesmo que sejam extremamente quentes ou agressivos.
Além disso, a fácil higiene das peças agrega ainda mais praticidade para processos de evaporação, cozimento e destilação.
O tubo de aço galvanizado é também comum em indústrias químicas e petroquímicas, sobretudo por conta de suas propriedades anticorrosivas e pela ausência de rugosidade nas peças, ideal para evitar incrustações.
A indústria automobilística é também um dos destinos desse tipo de tubo, seja no processo de fabricação de automóveis ou nos próprios veículos.
Por fim, os tubos de aço galvanizados são usados em obras em geral, como sinalização de trânsito (postes de iluminação), por exemplo, principalmente por conta da elevada resistência às intempéries.
Agora que conhece mais sobre os tubos de aço galvanizados e onde são utilizados, com certeza fica mais fácil saber a sua importância no dia a dia.
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!
.