No setor industrial, um fenômeno acontece com muita frequência em diferentes processos: a dilatação térmica. Esse fenômeno é muito comum, e para controlá-lo, é preciso compensar essas dilatações térmicas. A solução para esse tipo de problema está nas juntas de expansão.
As juntas de expansão são itens práticos, eficientes e feitos muitas vezes sob medida para as necessidades de cada aplicação.
Ainda sim, muitas pessoas recorrentemente se perguntam: afinal, o que são juntas de expansão?
Para acabar com essa dúvida, ao longo deste artigo falaremos mais sobre esses dispositivos, o que são, sua importância e aplicações.
De forma rápida e prática, podemos afirmar que as juntas de expansão são peças idealizadas para a absorção de vibrações, dilatações e desalinhamentos em tubulações dos mais diversos tipos e modelos.
Podemos definir as juntas de expansão como acessórios mecânicos protetores, cuja função é evitar situações prejudiciais a uma tubulação e peças agregadas, de maneira a reduzir ao máximo qualquer tipo de vibração que eventualmente possa danificar a resistência de uma linha tubular.
No mercado, pode-se encontrar juntas de expansão fabricadas em vários formatos e dimensões, como os modelos redondos, quadrados, retangulares, sanfonados e tubulares; produzidas em materiais como metal e borracha, por exemplo.
Geralmente, podemos aplicar as juntas de expansão em ventiladores, tubos, caldeiras, fornos, turbinas e muitos outros itens.
Como mencionamos, as juntas são vistas em sistemas de inúmeras indústrias. Atualmente, podemos encontrá-las em siderúrgicas, metalúrgicas, fábricas de cimento, empresas que atuam com papel/celulose, na indústria química e petroquímica, indústria de mineração e fundição, entre outras.
Por ser um produto extremamente versátil e com inúmeros modelos no mercado, fabrica-se uma ampla gama de juntas, de modo a atender às demandas e necessidades de cada aplicação.
Enquanto características, as juntas atuam para controlar a contração térmica em tubulações, dutos e demais equipamentos que trabalham com fluidos quentes ou frios, que estejam expostos a variações grandes de temperatura.
Além disso, as juntas podem ser utilizadas como isoladores de vibração e como compensadores de desalinhamentos entre dutos/equipamentos, em alguns casos.
Já quanto à fabricação, as juntas de expansão são produzidas de acordo com as condições reais de temperatura e composição química do fluido a ser transportado.
A junta de expansão é um item produzido de acordo com o que cada cliente precisa. Não à toa existem uma série de modelos no mercado, cada um deles desenvolvidos para diferentes aplicações.
Portanto, a solução é saber exatamente qual tipo de junta é a mais qualificada para a aplicação que deseja, de modo a adquiri-la com uma empresa especializada.
Você poderá encontrar as juntas de expansão ideais em uma empresa especializada nesse tipo de produto, como a Aparecida Tubos.
A melhor opção é contar com o suporte de uma empresa experiente, que entende das necessidades de cada cliente, a fim de idealizar e fornecer o produto mais adequado aos clientes.
Opte por empresas bem localizadas, confiáveis, profissionais e com amplo conhecimento na área. Dessa forma você terá mais tranquilidade, desde o momento da escolha do modelo ideal até a entrega das juntas de expansão.
Agora que sabe o que são juntas de expansão, quais suas características, modelos e aplicações, fica mais fácil escolher o modelo ideal.
Gostou do artigo? Então, acompanhe nosso blog para mais novidades. Até a próxima!