Existe uma ampla gama de tubos à disposição no mercado, cada um deles seguindo normas específicas e desenvolvidos para aplicações distintas. Entre os modelos mais comuns, estão os tubos de aço para condução de fluidos, em especial os que pertencem à classe Schedule. Sabendo disso, uma dúvida pode vir à tona: o que é classe Schedule para definição de tubos?
Basicamente, podemos dizer que a denominação Schedule serve para classificar as espessuras dos tubos de condução de fluidos de acordo com as normas NBR 5590 e ASTM A53.
Quer saber mais? Então, acompanhe este artigo e entenda tudo sobre a classe Schedule de tubos!
O tubo Schedule é um tubo de aço carbono que conduz gás, líquido e diversos outros fluidos. Entre suas principais características, podemos destacar a elevada resistência, a boa estabilidade, flexibilidade e durabilidade.
A classe Schedule é a denominação dada ao resultado arredondado calculado pela fórmula: SCH = P/S onde P é a pressão de trabalho do tubo e S é a tensão (pressão) correspondente a 60% do limite de escoamento do material a 20 graus C. Ou seja, para um mesmo diâmetro externo de um tubo de condução, quanto maior o SCH maior a espessura da parede em relação ao seu diâmetro.
Como dito, portanto, a classe Schedule define, portanto, a espessura da parede do tubo de condução.
A Norma Brasileira – NBR 5590 para tubos de aço foi publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a fim de regulamentar a produção e o fornecimento dos tubos Schedule.
Esta Norma estabelece os requisitos exigíveis para fabricação e fornecimento de tubos de aço carbono, com ou sem solda longitudinal, pretos ou galvanizados, para condução de fluidos não corrosivos sob pressão e aplicações mecânicas, sendo também aceitável para uso comum em linhas de vapor, água, gás e ar comprimido.
Os tubos Schedule são utilizados em diversas aplicações, tais como condução de vapores, instaladores de água, gás, ar comprimido, entre outras.
Na prática, esse tipo de tubo é comum em shopping centers, estacionamentos, aquecedores e hidrantes, sobretudo por lidarem bem com temperaturas extremas e altas pressões. Além disso, são itens empregados nas indústrias químicas, navais e petrolíferas, entre outras.
Os tubos Schedule, como mencionado, são resistentes e duráveis, conferindo, então, uma segurança superior já que é capaz de suportar altas pressões e temperaturas extremas, sempre dentro das normas vigentes de qualidade no setor.
Com isso, todo e qualquer tipo de fluido que passe pelos tubos Schedule é mantido em condições ideais de temperatura e no estado necessário, seja líquido ou gasoso.
Agora que você sabe mais sobre o que é a classe Schedule e para que serve os tubos dessa categoria, com certeza fica mais fácil entender a importância desse tipo de tubo.
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!