Investir na segurança do ambiente de trabalho é sempre extremamente importante para garantir o bem-estar das pessoas no local. Entre os métodos mais eficientes de proteção, com certeza a instalação de rede de combate a incêndio se destaca pela importância e eficácia.
A rede de combate a incêndio é um sistema fundamental quando há, claro, focos de incêndios, sobretudo porque tem como objetivo evitar que as chamas se alastrem, de modo a evitar sua propagação nos mais diversos ambientes, como lojas, empresas, escritórios, condomínios, indústrias e muito mais.
Além de combater o incêndio, a rede de combate a incêndio ensina como se comportar em situações desse tipo, bem como define quais equipamentos não podem faltar no ambiente.
Saiba ainda que a instalação de rede de combate a incêndio é também uma obrigatoriedade prevista pela NR 23 (Norma Regulamentadora 23), detalhada pelo guia trabalhista.
A NR 23 consiste em uma norma que detalha quais medidas precisam ser tomadas no que se refere ao combate ao incêndio no ambiente de trabalho, tanto de forma preventiva como reativa.
Ou seja, essa norma especifica quais são as medidas preventivas adequadas, como as exigências relacionadas ao revestimento de portas e paredes, construção de paredes contra fogo, diques e outros anteparos; assim como tem como objetivo assegurar fácil circulação nos ambientes, corredores de acesso e saídas amplas e protegidas, sempre com suficiente sinalização.
Em suma, a Norma prevê que todos os locais de trabalho DEVEM possuir:
a) Proteção contra incêndio;
Por fim, a NR diz ainda que, quando há sinais de incêndio, cabe:
a) Acionar o sistema de alarme;
Após conhecer mais a respeito do que diz a NR 23 sobre o combate às chamas, chegou o momento de conhecer quais equipamentos são essenciais durante a instalação de rede de combate a incêndio.
Começamos pelos extintores, cuja função é apagar as chamas em seu estágio inicial, antes que possam tomar proporções maiores. Sempre importante lembrar que devem ser colocados em locais de fácil visualização, de fácil acesso e onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso.
Além dos extintores, é vital contar com mangueiras e abrigos para mangueira (caixa de incêndio de embutir ou sobrepor). Isso porque são tidos como itens fundamentais para o combate ao fogo à medida que o Corpo de Bombeiros chega no local.
Por fim, contar com um sistema de sprinklers, alarmes e esguicho jato pode ser determinante para acabar com as chamas no local, já que são acionados conforme identifica-se a presença de fumaças e fogos ainda em estágio inicial.
Agora que conhece mais sobre a importância da instalação de rede de combate a incêndio, com certeza realizá-la da maneira adequada é mais fácil.
Lembre-se de comprar os equipamentos de combate a incêndio em empresas profissionais e confiáveis, como a Aparecida Tubos.
Gostou do artigo? Então, acompanhe nosso blog para mais novidades!