As aplicações das conexões industriais
13 de agosto de 2021
Aço carbono e sua importância para as tubulações
Aço carbono e sua importância para as tubulações
20 de agosto de 2021

Galvanização eletrolítica: o que é e como é feita?

Galvanização eletrolítica: o que é e como é feita?
Tempo de leitura: 3 minutos

Descubra o que é galvanização eletrolítica, suas características, vantagens e muito mais

A corrosão é um processo que existe e ocorre em materiais como aço e metal, principalmente. Seu surgimento se dá através do contato contínuo com produtos químicos, tal como o contato contínuo com o oxigênio e com a umidade, fatores estes que, portanto, deterioram o metal. 

Entre as principais maneiras de combater a corrosão e a oxidação, podemos destacar a galvanização eletrolítica. 

Você sabe exatamente o que é a galvanização eletrolítica e como ela é feita?

Fique tranquilo, pois no artigo detalharemos mais sobre esse tipo de galvanização, mostrando como é feita e quais suas vantagens. Confira!

O que é galvanização eletrolítica?

Podemos afirmar que a galvanização eletrolítica é um processo de tratamento de peças metálicas comumente usado em diferentes tipos e modelos de peças, sendo comum em  diversas aplicações no mercado, não ficando restrita a um único segmento ou área. 

Basicamente, a galvanização eletrolítica, também conhecida como zincagem eletrolítica, se trata da aplicação de zinco sobre uma superfície através de uma corrente elétrica. Dessa maneira, o material é transferido do anodo para o aço carbono negativamente carregado.

A importância dessa técnica

Utiliza-se a técnica da zincagem eletrolítica pois é uma maneira de garantir uma melhor cobertura do metal, além do fato de que as propriedades mecânicas do material não sofrem influência, devido à utilização de uma solução na qual são dissolvidos sais do metal.

Pelo fato de ter como característica sua microestrutura micro facetada em superfície, o produto galvanizado através da eletricidade não apresenta ligas intermetálicas, garantindo, assim, que todo o revestimento contenha apenas o zinco.

Em outras palavras, a técnica da galvanização eletrolítica garante que, no caso de corrosões, apenas o zinco sofra danos, mantendo o aço intacto, sem qualquer problema, o que, claro, aumenta sua durabilidade.

Benefícios da galvanização eletrolítica

A maior vantagem de optar pela galvanização eletrolítica, claro, é garantir uma superfície protegida contra a oxidação e corrosão, de maneira a ter peças muito mais resistentes e duráveis. 

Além disso, esse processo garante também um resultado final excelente na superfície das peças galvanizadas, deixando-as brilhantes e lisas.

Outra vantagem a ser levada em consideração é o baixo investimento que o processo necessita, sobretudo se comparado aos outros meios de zincagem.

Diferença da zincagem eletrolítica e zincagem a fogo

A zincagem eletrolítica, como já dito, consiste no processo de aplicação de zinco sobre uma superfície através de uma corrente elétrica. Em contrapartida, a galvanização a fogo é feita quando peças em aço carbono ou ferro fundido são imergidas em um tanque com zinco fundido extremamente quente.

Saiba que ambos os tipos de galvanização são bons e protegem as peças da oxidação e corrosão, apesar das diferenças. 

Zincagem eletrolítica: uma opção confiável

Conhecendo o que é galvanização eletrolítica e suas vantagens, com certeza fica fácil compreender sua importância para o setor industrial. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler conteúdo como este. Até a próxima!

whatsapp