A galvanização é um processo presente em diversos segmentos, especialmente na produção de tubos industriais, onde esse processo é primordial para conferir mais qualidade às tubulações.
Entre os diferentes tipos de galvanização, podemos destacar a feita a fogo, uma das mais populares. Por conta de sua importância, falaremos mais sobre a galvanização a fogo, mostrando como ela é feita, para que serve e quais suas vantagens.
O objetivo é entendermos, juntos, como a galvanização a fogo é essencial para as mais diversas aplicações e como ela se faz presente no dia a dia de diversas empresas, indústrias e fábricas.
Podemos afirmar que a galvanização é um procedimento comumente feito para proteger peças metálicas, como tubos, por exemplo, da corrosão e oxidação em aplicações industriais.
Durante a galvanização a fogo, a superfície é revestida inteiramente por zinco, através de imersão a quente das peças em temperaturas acima de 400°C, visando garantir uma maior longevidade à estrutura tratada, com baixo custo de manutenção e excelente custo-benefício.
Não à toa, esse processo também pode ser chamado de “zincagem”, à medida que os itens ganham um banho de zinco em altas temperaturas.
O processo de galvanização a fogo é capaz de gerar uma espessura do revestimento de zinco, de maneira a assegurar uma maior aderência e resistência à abrasão.
Isto é, trata-se de um processo que irá conferir mais proteção do que outros processos. Além dessa característica prática, a galvanização a fogo também gera um revestimento mais uniforme, proporcionando um melhor acabamento e visual das peças.
Como dito, a galvanização a fogo é capaz de proporcionar mais proteção às peças e estruturas, protegendo-as da oxidação e corrosão, que são as responsáveis pelo surgimento da temida ferrugem.
Tenha em mente, antes de qualquer coisa, que o aço desprotegido pode ser seriamente deteriorado devido a fatores ambientais como o ar e a umidade, além da atmosfera industrial desfavorável.
Para resolver esse tipo de problema, o processo de galvanização é a mais eficiente alternativa de proteção contra a corrosão, especialmente àquelas peças que terão exposição ambiental significativa.
Com isso, as peças galvanizadas possuem mais resistência, durabilidade, proteção e ganham também mais beleza e acabamento de qualidade.
Logo, a galvanização a fogo oferece somente benefícios às peças e tubos que passam por esse processo.
Gostou do artigo sobre a galvanização a fogo e suas características e vantagens? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!