Aplicações de um tubo galvanizado a fogo
25 de junho de 2021
Normas Técnicas de um tubo de aço: descubra quais são
Normas Técnicas de um tubo de aço: descubra quais são
12 de julho de 2021

Como escolher o tipo de conexão certo para minha obra?

Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça algumas dicas que vão te ajudar a escolher o tipo de conexão certo para minha obra?

As conexões são itens extremamente importantes em quaisquer obras e projetos. Devido à sua importância, naturalmente uma ampla gama de modelos de conexões surgiram, de modo a atender às mais diversas necessidades e demandas. Tendo isso em mente, fica mais fácil compreender uma recorrente dúvida: como escolher o tipo de conexão certo para minha obra e projeto? 

Escolher a conexão ideal faz toda a diferença, já que a escolha do modelo mais adequado potencializa os benefícios do sistema em que é inserido, garantindo mais qualidade e eficiência nas instalações onde é aplicada. 

Confira, então, algumas dicas que vão ajudá-lo a escolher a conexão ideal para seu projeto.

Entenda a estrutura do seu projeto

Como escolher o tipo de conexão certo para minha obra?Tenha sempre em mente que é primordial, antes da escolha do tipo de conexão, entender a estrutura do projeto, a fim de tomar a melhor decisão possível. 

A dica é, claro, conversar com os profissionais encarregados pela obra e, juntos, analisar a planta hidráulica e mapear as infraestruturas do local, destrinchando os planos gerais para obter um panorama geral do projeto. Dessa forma, será mais fácil identificar quais conexões se encaixam no quadro.

Uma vez feita essa análise, sem dúvida a escolha da conexão ideal será mais acurada. 

Conheça bem o ambiente onde as conexões serão instaladas

De acordo com a aplicação das conexões, alguns modelos se sobressaem sobre outros, principalmente por conta de fatores externos que afetam a superfície do material. 

Por exemplo, algumas aplicações expõem as conexões a intempéries, tais como chuva, frio, calor, sol, ventos, etc. Nesse caso, recomenda-se optar por conexões que suportem melhor esses fatores externos. 

A mesma linha de raciocínio vale para os fluídos e substâncias que irão passar pelas tubulações. Ou seja, a dica é escolher uma conexão que resiste bem ao fluido –  e também a pressão – que passa por ela rotineiramente. 

Levando isso em consideração, não apenas você irá escolher o tipo certo de conexão, como também aumentará sua vida útil. 

Tipos de conexões mais comuns e confiáveis

As conexões mais comuns no mercado são as conexões galvanizadas e as conexões de aço carbono. 

As conexões de aço carbono são modelos comuns e simples, que entregam um excelente custo-benefício. Esse tipo de conexão é mais indicada para aplicações que exigem menos das conexões. 

Já as conexões galvanizadas são modelos mais resistentes e duráveis, uma vez que a superfície do material passa pelo processo de galvanização, conferindo resistência extra às conexões, especialmente contra a oxidação e a corrosão, problemas estes muito frequentes de acordo com a aplicação da conexão.

Conhecendo essas dicas sobre como escolher o tipo de conexão certo para sua obra ou projeto, sem dúvida será mais fácil escolher o modelo mais adequado. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!

 

 

whatsapp