Galvanização eletrolítica: o que é e como é feita?
Galvanização eletrolítica: o que é e como é feita?
13 de agosto de 2021
Galvanização a fogo: como é feita e para que serve?
Galvanização a fogo: como é feita e para que serve?
20 de agosto de 2021

Aço carbono e sua importância para as tubulações

Aço carbono e sua importância para as tubulações
Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça mais sobre o aço carbono e suas propriedades; saiba também qual seu papel para garantir boas tubulações

O aço carbono é um material muito popular e bem avaliado no mercado, sobretudo pelas suas propriedades, que oferecem uma série de benefícios. Por ser um tipo de aço muito bom, tornou-se muito comum empregá-lo em tubulações das mais diversas áreas e segmentos, desde aplicações industriais até na construção civil. 

Sabendo sobre o aço carbono e sua importância para as tubulações, neste artigo você conhecerá tudo sobre esse material e quais suas características e vantagens. Confira!

Tubo aço carbono: características e propriedades  

O aço carbono é uma liga metálica empregada em diferentes projetos das áreas de construção civil, comercial e industrial. E não para por aí, uma vez que pode ser aplicado também no processo de fabricação de itens dos setores automobilístico, hospitalar e em utensílios domésticos.

Apesar de ser bastante versátil quanto ao uso, é nos tubos que o aço carbono ganha muito espaço no mercado, já que o material ideal para tubulações industriais, que precisam de mais desempenho, principalmente se comparado a tubos normais. 

Como característica, o aço carbono apresenta um acabamento de aparência fosca e passa por um processo de fabricação único, garantindo que o material tenha uma elevada resistência e durabilidade, características estas imprescindíveis aos tubos em aplicações mais exigentes. 

Aço carbono e sua aplicação em tubulações

Boa parte da popularidade do aço carbono se deve ao fato de que se trata de um material que possui em sua estrutura uma eficiente combinação entre ferro e carbono, dois materiais complementares que dão origem a um produto bastante resistente e versátil, ideal para diversas aplicações, inclusive tubos. 

Atualmente, as tubulações precisam ser cada vez mais resistentes e duráveis, de maneira que possam suportar o uso no dia a dia, especialmente em aplicações que exigem mais, como na área industrial. 

Somente os tubos de aço carbono conseguem, portanto, suprir essa necessidade do mercado em garantir um tubo de alta qualidade. 

Por conta disso, utiliza-se comumente os tubos de aço carbono em indústrias metalúrgicas, naval, têxtil, química e petroquímica, bem como são itens comuns na engenharia, na construção civil, em usinas de álcool e açúcar, em caldeirarias, na mineração e muito mais. 

Aço carbono: uma opção confiável para tubos

Sem dúvidas o aço carbono é um material extremamente confiável para tubos, sendo uma opção segura e que, com certeza, corresponderá quaisquer expectativas, assim como atenderá todas as demandas e necessidades com eficiência e qualidade. 

Caso procure por um material ainda mais resistente e durável que o aço carbono, muitas empresas e negócios investem na galvanização, um processo conhecido por deixar os tubos de aço ainda resistentes e duráveis, garantir uma superfície protegida contra a corrosão e oxidação. 

Se os tubos de carbono já são uma excelente opção, imagine os tubos de aço galvanizados, não é mesmo? 

Gostou do artigo sobre o aço carbono e sua importância para as tubulações? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!

whatsapp