Muitas pessoas não conhecem a fundo o aço carbono e o aço carbono galvanizado. Ao comprar um produto, tal qual um tubo, por exemplo, em que é preciso saber escolher o modelo mais adequado para cada necessidade e aplicação, saber as características desses materiais é fundamental.
Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos mais sobre o aço carbono e o aço carbono galvanizado, suas características e em quais aplicações eles são mais recomendados. Confira!
O aço carbono é uma liga metálica que dispõe de até 2,11% de concentração de carbono em sua composição, conhecido pelo fato de ter alta resistência, inclusive a tratamento térmico.
Saiba que as características relacionadas à durabilidade e resistência mudam de acordo com a forma como o aço carbono é feito.
Isso se deve ao fato de que o aço carbono possui diferentes tipos, variando conforme a quantidade de carbono utilizada na fabricação da peça. Com isso, você pode encontrar aço carbono com diferentes concentrações de carbono (0,008% a 2,11%).
Entre os itens mais comuns feitos com aço carbono, sobretudo no setor industrial, podemos destacar os tubos, as válvulas, as conexões e muitos outros.
No que se refere às aplicações, além do âmbito industrial, o aço carbono e os itens feitos a partir dele são comuns na construção civil, em instalações hidráulicas, no setor automobilístico e muito mais.
Por último, saiba ainda que o aço carbono, sobretudo as peças que possuem altos níveis de carbono – que são bem mais resistentes – é muito aplicado em ferramentas, tais como martelos, serras, talhadeiras e muito mais.
Descubra quais são os tubos ideais para condução de fluidos
O aço carbono galvanizado é um material cuja principal característica é passar pelo processo conhecido como galvanização, que consiste, basicamente, no ato de revestir o aço por uma camada de zinco bem fina capaz de proporcionar mais resistência contra a corrosão (ferrugem).
O aço em si é comumente aplicado em estruturas de construções. Contudo, o material, por não ser tão resistente à oxidação e corrosão, acaba sendo corroído pela ferrugem com o tempo, trazendo mais gastos.
Opta-se, portanto, pelo aço galvanizado quando o objetivo é dar mais longevidade ao aço, especialmente em aplicações onde a corrosão é um problema mais recorrente.
Atualmente, o aço galvanizado se tornou muito comum na fabricação de tubos, canos, vigas de apoio, tetos, entre outros itens.
No que se refere à galvanização, tenha em mente que se trata de um processo simples e rápido, feito através da submersão das peças em zinco de alta temperatura, a fim de assegurar a uniformidade interna e externa da peça.
Esse processo é conhecido como galvanização a quente. Entretanto, existe a galvanização a frio, processo em que as peças de aço recebem banho de zinco apenas na parte externa, apenas.
Quanto às aplicações mais comuns, o aço galvanizado é muito visto em estruturas metálicas como alambrados, corrimãos, andaimes e outros.
Fato é que o aço carbono e o aço carbono galvanizados são semelhantes, contudo, o modelo galvanizado se diferencia pelo fato de passar pelo processo de galvanização, visando adquirir mais resistência a corrosão e oxidação.
Agora que você conhece mais sobre o aço carbono e o aço galvanizado, com certeza fica
mais fácil escolher qual material é o mais adequado para o que precisa.
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!