Os tubos de aço são itens utilizados para diferentes aplicações, e para que funcionem adequadamente e estejam dentro de parâmetros aceitáveis e recomendáveis de qualidade, precisam estar de acordo com algumas regras e normas técnicas, como é o caso da ASTM.
As normas, como a ASTM, incidem sobre diversas características, como dimensões, espessuras, peso, tolerância e muito mais.
Apesar de ser relativamente comum com quem trabalha com tubulações, muitas pessoas não sabem o que é ASTM e qual sua importância.
Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos mais sobre a ASTM, de modo a ajudá-lo a entender tudo sobre essa norma técnica.
Saiba agora que a sigla ASTM significa “American Society for Testing and Materials”, que em uma tradução literal seria Sociedade Americana de Testagem e Materiais.
Tenha em mente que se trata de um órgão criado no final do século XIX, que passou a ser global e, atualmente, é chamado ASTM International.
A ASTM desenvolve e publica normas de uma ampla gama de produtos, serviços, sistemas e materiais, inclusive quando se trata de tubos de aço.
A ASTM poderia ser comparada com a ABNT, sigla da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Isso porque ambas são responsáveis pela normalização técnica, fornecendo parâmetros e recomendações extremamente importantes.
Vale ressaltar que a ASTM é importante porque é considerada o maior órgão gestor de normas no planeta, o que acaba refletindo em todos os países, como é o caso do Brasil.
Com mais de 12.000 normas publicadas, a ASTM é respeitada em todo o planeta e suas definições são amplamente reconhecidas, o que, claro, facilita processos produtivos e padroniza produtos, como é o caso dos tubos, de maneira a gerar mais segurança aos consumidores.
Existem diversas normas publicadas pela ASTM, que variam de acordo com cada segmento. Elas são compostas por siglas e conjuntos numéricos, e as siglas estão relacionadas ao tipo de produto analisado.
Por exemplo, normas iniciadas com a sigla A referem-se a materiais de aço ou ferro. No que se refere aos tubos de aço, a ASTM dispõe de normas reconhecidas no planeta todo, inclusive no Brasil. Os tipos de normas mais importantes da ASTM no segmento de tubos de aço são:
Você encontra tubos que seguem as normas da ASTM em empresas especializadas no fornecimento de tubulações.
Para garantir a qualidade dos tubos, recomenda-se encontrar uma empresa experiente, confiável e bem localizada, como é o caso da Aparecida Tubos.
Somente uma empresa com esse perfil pode fornecer tubos ASTM com qualidade acima da média para as mais diversas aplicações.
Gostou do artigo sobre o que é a ASTM e qual sua importância, sobretudo no que se refere ao segmento dos tubos? Então, acompanhe o blog da Aparecida para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!