Os tubos industriais são produtos comumente usados em processos industriais, principalmente em aplicações que envolvem a distribuição de gases, óleos, vapores, lubrificantes e líquidos.
Via de regra, os tipos de tubos industriais mais usados são constituídos de materiais à base de ferro, como o tubo de aço carbono, por exemplo.
Além disso, os diferentes modelos de tubos para indústrias variam de acordo com o diâmetro, a espessura da parede e o comprimento, além do material utilizado na fabricação.
Então, conheça agora mais sobre o tubo industrial e confira seus principais tipos!
Os tubos industriais são, basicamente, itens que fazem parte das tubulações industriais, sendo fundamentais para o funcionamento adequado do sistema em que são inseridos, ao lado das válvulas e conexões. Sua função é assegurar o transporte e condução de gases, óleos, vapores, líquidos e lubrificantes.
Esses tubos são utilizados em diversos formatos como: redondo, quadrado e retangular; variando também de acordo com suas bitolas.
Existem inúmeras vantagens associadas aos tubos industriais, como a alta resistência, o bom custo-benefício, o fácil manuseio, a versatilidade e a durabilidade – tais características podem ser mais presentes em alguns modelos que outros, pela forma e materiais que são usados na produção dos tubos.
Como mencionado, os tubos industriais são muito versáteis, colocando-os como os itens ideais para os mais diversos segmentos e indústrias, tais como:
Vale ressaltar ainda que os tubos industriais devem seguir diversas Normas Técnicas, que atestam a qualidade, segurança e eficiência dos tubos. Conheça algumas delas:
No dia a dia, os tubos industriais podem ser divididos em dois tipos: os internos e os externos.
Enquanto os tubos internos são responsáveis por diferentes tipos de processos (tubulações de processo, de utilidades, de instrumentação e de transmissão hidráulica e de drenagem), os modelos externos fazem o transporte e a distribuição (tubulações de transporte de drenagem e de distribuição e coleta).
Além disso, os tubos podem ser com costura e sem costura, com diferenças relacionadas à soldagem e aplicações.
Por fim, saiba que os tubos industriais podem ser divididos em mais dois tipos: metálicos e plásticos.
Os tubos metálicos podem ser ferrosos (aço carbono, aço-liga, inoxidável, fundido, forjado, ligado e modular) e não ferrosos (cobre, latão, níquel, alumínio, metal, chumbo, titânio e zircônio).
Já os tubos plásticos podem ser de diferentes materiais, sendo os principais modelos feitos de PVC, polietileno, acrílico, epóxi e poliéster.
Os tubos industriais são componentes essenciais em muitos setores, incluindo petroquímico, manufatura, construção, alimentício, entre outros.
Eles são usados para transportar fluidos, gases e até mesmo materiais sólidos sob determinadas condições. Confira algumas das vantagens e características dos tubos industriais:
Portanto, os tubos industriais são essenciais para muitos setores e oferecem uma combinação de durabilidade, eficiência e versatilidade.
Escolher o tubo certo para uma aplicação específica requer uma compreensão das necessidades do sistema e das características dos diferentes tipos de tubos disponíveis.
Se deseja comprar tubos industriais, recomenda-se procurar o suporte de uma empresa especializada, como é o caso da Aparecida Tubos.
A Aparecida Tubos é tida como referência, colocando à disposição o que há de melhor quando se fala em tubos industriais em São Paulo. Fornecemos os mais completo modelos, todos com garantia de qualidade, prontos para atender as necessidades e demandas de suas aplicações.
Então, faça já um orçamento e veja como a Aparecida pode ajudá-lo!
Gostou do artigo sobre tipos de tubos industriais? Então, conheça o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!