Saiba mais sobre o tubo para rede de incêndio, seus diferenciais e principais aplicações com a Aparecida Tubos!
A escolha do tubo certo é fundamental em qualquer aplicação, e com as redes de incêndio não poderia ser diferente.
Por se tratar de um sistema que envolve atender requisitos claros de segurança e eficiência na condução de água, de maneira a evitar acidentes ou controlar chamas, naturalmente se deve tomar cuidado no momento da escolha.
Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos mais sobre qual o tubo mais recomendado para uma rede de incêndio. Antes, porém, falaremos mais sobre as estruturas voltadas ao controle de chamas.
A rede de incêndio é, basicamente, um sistema que visa impedir a propagação do fogo em casos de incêndio.
O seu objetivo é, claro, eliminar os focos de chamas de maneira eficiente, oferecendo mais segurança às pessoas em quaisquer ambientes onde esses sistemas estão presentes.
Saiba que uma rede de incêndio é desenvolvida sob medida conforme a planta do local, a fim de assegurar que a tubulação de condução de água esteja devidamente localizada.
As redes de incêndio são extremamente comuns na construção civil, uma área em que é vital contar com uma rede de incêndio – em muitos casos, é obrigatório para obtenção de alvará de funcionamento.
Para uma rede de incêndio eficiente e conforme a lei é necessária uma série de itens e equipamentos.
Além dos tubos, claro, as redes de incêndio contam com, por norma, mangueiras, registros, válvulas, caixas de abrigo, conexões, entre outros.
Cada um destes componentes são primordiais para que, em casos de emergência, a rede de incêndio elimine os riscos do fogo se propagar e causar mais danos.
Além disso, todos os equipamentos pertencentes a uma rede de incêndio devem atender aos requisitos da regulamentação AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), um documento obrigatório para qualquer projeto de edifícios residenciais ou comerciais.
Podemos dizer que a tubulação de uma rede de incêndio deve ser feita com tubos de aço que obedeçam às normas NBR 5580 e NBR 5590.
Essas normas são as responsáveis por determinar os padrões de qualidade de tubos de aço carbono, pretos e galvanizados para aplicações na condução de fluidos, incluindo os que não são corrosivos, como a água.
Para aplicação em sistema de incêndio, a escolha dos tubos de aço carbono se deve ao fato de que apresentam resistência superior, baixa manutenção e concordância com as normas técnicas.
Além disso, para melhores resultados, além de possuírem diâmetros e espessuras específicas e pré-determinados, é indicado que a tubulação também seja galvanizada.
Em suma, o tubo de aço galvanizado é o mais recomendado para uma rede de incêndio.
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!