Os tubos galvanizados, especialmente os que passam pela galvanização a fogo, são itens
muito populares no mercado, especialmente pela versatilidade que possuem, uma vez que podem ser utilizados em diferentes aplicações.
Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos sobre as aplicações de um tubo galvanizado a fogo, detalhando suas características e vantagens em cada diferente aplicação.
Antes, porém, vamos conhecer mais sobre a galvanização a fogo!
A galvanização a fogo está entre os processos de proteção mais antigos e bem-sucedidos. O motivo de tanto sucesso está relacionado a forma como é feita.
Para aqueles que não conhecem, a galvanização a quente consiste no processo de zincagem por imersão a quente. Isto é, os tubos passam por um banho de zinco quente, de modo que toda sua superfície entre em contato com o material.
O intuito desse processo é impedir o contato do metal base com o meio corrosivo, de modo a aumentar a resistência e, por consequência, a durabilidade do tubo.
Por conta da galvanização a quente, os tubos, agora, podem ser utilizados nas mais diversas aplicações, marcando presença em diversos projetos, sobretudo pelas características adquiridas após serem galvanizados.
Entre as principais características adquiridas, podemos destacar a resistência, a versatilidade, a durabilidade e a segurança que os tubos galvanizados a quente possuem.
Conheça agora algumas das aplicações mais comuns dos tubos galvanizados a fogo.
Sim, uma vez galvanizados, o tubos podem ser tranquilamente utilizados em instalações hidráulicas, sem que haja qualquer risco de oxidação
Ao contrário de outros condutores, tenha em mente que o tubo galvanizado consegue resistir ao contato com água em diferentes temperaturas e níveis de pressão, o que naturalmente expande sua aplicação para uso em instalações hidráulicas.
Os tubos galvanizados a quente, portanto, podem ser vistos, por exemplo, em poços artesianos, hidrantes e sistemas de abastecimento em ambientes residenciais, comerciais, profissionais e industriais.
A área industrial é, sem dúvida, um dos destinos certos dos tubos galvanizados a quente. Entre os setores que mais recorrem a esse tipo de tubo, com certeza a indústria química e petroquímica são os mais importantes.
Nessas indústrias, os tubos galvanizados a quente podem ser usados em sistemas de condução de substâncias químicas.
Isso porque, após a galvanização, a superfície do tubo se torna anticorrosiva, permitindo-a entrar em contato com fluidos químicos sem que haja redução na sua vida útil.
Gostou do artigo sobre aplicações de um tubo galvanizado a fogo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!