Todo e qualquer edificação que precise ficar de acordo com as normas e leis em vigências referentes invariavelmente irá se deparar com um produto em específico, trata-se da caixa de hidrante.
A caixa de hidrante, conhecida também como abrigo de hidrante/mangueira, é um item essencial nos mais diversos ambientes, sendo obrigatório para que o local seja aprovado em uma vistoria.
Além de manter o ambiente de acordo com a lei, a caixa de hidrante é importantíssima para preservar a vida das pessoas, pois é um produto que auxilia no combate às chamas em situações de emergência.
Tendo tudo isso em mente, no artigo de hoje falaremos mais sobre os abrigos de hidrante, suas características e importância.
As caixas de hidrante são itens obrigatórios em edificações que possuam pelo menos mais de um imóvel.
Como o nome já diz, as caixas ou abrigos de hidrante têm como função conservar e armazenar itens essenciais durante um eventual combate a incêndio, tais como mangueiras, registros e esguichos.
Assim como os extintores, as caixas de hidrante devem ser instaladas em locais:
Isto é, as caixas de hidrante devem facilitar o manuseio dos itens em seu interior durante situações de emergência.
Via de regra, a disposição das caixas de incêndio são definidas pelo projeto do engenheiro ou responsável técnico, seguindo todas as normas vigentes do corpo de bombeiros descritas no AVCB para emissão de alvará de funcionamento.
Saiba ainda que os abrigos de hidrante podem ser encontrados em diversos materiais, como metal, vidro, acrílico e alvenaria. Contudo, o modelo mais popular é o metálico, com pintura antichamas na cor vermelha.
As normas técnicas definem que os abrigos para hidrante devem ter entre 75 cm a 90 cm de altura e entre 45 cm a 120 cm de largura.
A proporção varia conforme o tamanho da mangueira e do hidrante que serão utilizados no espaço .
Agora que conhece mais sobre a caixa de hidrante, suas características e importância, sem dúvida fica mais fácil entender porque se trata de um item obrigatório em redes de combate a incêndio.
Gostou deste artigo? Então, siga acompanhando o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!