De imediato saiba que os tubos são itens que entram em contato constante com intempéries e materiais que podem gerar as conhecidas ferrugens, um processo oriundo da oxidação e corrosão. Portanto, estamos falando de um problema comum em diversas instalações e sistemas, sobretudo na área industrial.
Entretanto, apesar de ser um processo natural e recorrente, ninguém deseja que suas tubulações sejam acometidas pela corrosão, especialmente pela dor de cabeça que isso pode gerar, sobretudo por conta dos gastos com conserto e substituição de produtos.
Por isso, muitas pessoas se perguntam: quando ocorre a corrosão nos tubos, o que devo fazer? Qual a melhor solução?
Infelizmente, quando o processo de corrosão já está avançado, há pouco o que fazer para tentar recuperar. Mas, fique tranquilo, existem soluções no mercado que evitarão que tanto a corrosão quanto a oxidação sejam problemas recorrentes e persistentes.
Se o seu tubo estiver enferrujado, infelizmente não há muito o que fazer para salvá-lo, apenas trocá-lo o quanto antes para evitar que esse tipo de problema não vá para outras partes do sistema de tubulação.
Mas, fique tranquilo, pois nem tudo está perdido. Saiba que a solução para tubulações que estão em contato constante com meios causadores da corrosão é investir em tubos cuja superfície tenha propriedades anticorrosivas.
“E quais tubos possuem propriedades anticorrosivas?”
A resposta está nos tubos galvanizados ou nos tubos em inox.
Ambos os tipos de tubos contam com características anticorrosivas, o que aumenta consideravelmente sua durabilidade e resistência, oferecendo, assim, uma excelente solução para o problema da corrosão e oxidação.
Os tubos galvanizados são itens que passam pelo processo de galvanização e, por esse motivo, adquirem alta resistência à corrosão.
A galvanização consiste no processo de aplicação de uma camada protetora de Zinco ou ligas de Zinco sob a superfície do tubo de aço ou ferro, a fim de evitar sua corrosão.
Atualmente, o método mais comum é a galvanização por imersão a quente, que, basicamente, é o mergulho total dos tubos em zinco fundido. Contudo, pode-se realizar também a galvanização a frio, que é tão eficiente quanto.
Os tubos em inox são igualmente resistentes à corrosão quando o comparamos aos tubos galvanizados. A diferença está na forma como são fabricados.
No que se refere à produção, os tubos em inox são feitos a partir de uma liga de ferro e crómio, que pode conter também níquel, molibdénio e outros elementos.
Isto é, estamos falando de um produto que, para oferecer resistência à corrosão, não precisa passar pelo processo de galvanização, uma vez que sua fabricação já é capaz de suprir a necessidade de uma superfície anticorrosiva.
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!