Sem dúvida alguma o tubo de aço carbono galvanizado está entre os tipos de tubos mais buscados no mercado, especialmente pelas suas propriedades e vantagens que oferece nas mais diversas aplicações.
Apesar de ser muito requisitado, muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que é um tubo de aço carbono galvanizado.
Nesse sentido, o artigo de hoje vai mostrar exatamente o que é esse tipo de tubo, destrinchando suas características, aplicações e benefícios.
Utilizado em diversos setores e com múltiplas aplicações, o tubo de aço galvanizado é um tipo de tubo que tem como finalidade principal proteger diversos tipos de condutores, como fios e cabos que passam eletricidade, ou fluidos, como água e elementos químicos.
O tubo de aço carbono é ainda conhecido por ser extremamente resistente e durável, capaz de conferir mais segurança, estabilidade e confiança aos projetos e sistemas em que é inserido.
Tenha em mente que o tubo de aço carbono tradicional, que não passa pelo processo de galvanização, consiste em uma liga metálica, composta por ferro e carbono bastante suscetível à corrosão e oxidação.
Já o tubo de aço carbono galvanizado é feito a partir de uma mistura robusta do aço líquido com uma solução composta de pelo menos 10% de cromo. Como resultado, garante-se um produto com alta resistência à corrosão, evitando processos danosos como a ferrugem e, por consequência, aumentando sua longevidade.
Saiba que o tubo de aço carbono galvanizado é produto feito de acordo com rígidos padrões de segurança, regulamentados por órgãos fiscalizadores. Portanto, trata-se de um tubo que está associado à elevada eficiência e qualidade.
O tubo de aço carbono galvanizado é um produto que passa pelo processo de galvanização. Esse processo consiste em revestir o aço com uma camada de zinco bem fina, a fim de aumentar de forma significativa sua resistência anticorrosiva.
Atualmente, os tubos de aço carbono podem ser galvanizados de duas maneiras: a quente e a frio.
A galvanização a quente é feita por meio da imersão do produto em zinco, seguindo a norma NBR 5580. A aplicação dos tubos galvanizados a quente é recomendada principalmente para condução de fluidos e gases em geral, como água, óleos e ar-condicionado.
Em contrapartida, a galvanização a frio é feita por meio do choque eletrostático, no qual o zinco somente é fixado na parte externa do tubo. Portanto, a aplicação do tubo de aço carbono galvanizado a frio é indicada para estruturas metálicas como os alambrados e os andaimes que não transportam fluidos.
Os tubos de aço carbono galvanizados oferecem uma série de benefícios, começando pela ótima resistência a materiais corrosivos e abrasivos.
Além dessa características, o tubo de aço galvanizado possui excelente relação custo-benefício, uma vez que alia valores justos a um material extremamente eficiente, funcional e confiável.
Vale lembrar que esse tipo de tubo é também adaptável à cada fase da produção industrial. Ou seja, as empresas podem utilizá-lo em grandes e complexos sistemas operacionais, ainda que haja diferentes setores de fluidos.
Outro benefício está relacionado à reciclagem. Isso porque, via de regra, o tubo de aço carbono galvanizado pode ser reciclado com facilidade, tornando-o um produto ecologicamente mais correto, sem agredir o meio ambiente.
Levando tudo o que foi dito em consideração, sem dúvida fica mais fácil saber o que é tubo de aço carbono galvanizado e quais são suas características, aplicações e vantagens.
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!