O que são juntas de expansão?
2 de outubro de 2020
Quais os equipamentos contra incêndio obrigatórios?
8 de outubro de 2020

Quais são os tubos recomendados para cada segmento

Tempo de leitura: 3 minutos

Saiba mais sobre os tubos recomendados para cada segmento e suas características

Os tubos são itens imprescindíveis, sendo extremamente importantes em diversas aplicações. Por conta dessa pluralidade quanto à utilização, naturalmente existem tubos recomendados para cada segmento. 

De antemão, saiba que os tubos estão presentes em aplicações simples, como as residenciais, até aplicações mais complexas, como as do setor industrial. 

Tendo em mente a importância da escolha do produto certo, ao longo deste artigo iremos ver alguns dos tipos de tubos mais adequados para cada segmento. 

Tubos para aplicação residencial 

Os tubos para aplicações residenciais são os mais comuns, e podem ser comprados em quaisquer lojas de materiais de construção. 

Os modelos em PVC são os mais populares no mercado quando se fala em tubos para aplicações residenciais, principalmente porque possuem um excelente custo-benefício. Ou seja, aliam muito bem funcionalidade e preços acessíveis. 

Apesar de serem os modelos mais populares, os tubos em PVC não são os únicos com aplicação residencial. 

Podemos encontrar ainda modelos de tubos em metal, sobretudo em instalações mais antigas.

Tubos para aplicação industrial

Quais são os tubos recomendados para cada segmento

Os tubos voltados à área industrial naturalmente precisam ser mais resistentes, duráveis e possuir propriedades adequadas à sua aplicação. 

Para atender essa demanda, existem diversos tipos de tubos industriais, como os modelos galvanizados, de aço liga, de aço de carbono, de aço trefilado, Metalon e muito mais. 

Via de regra, os tubos industriais precisam resistir a pressões externas e internas, também devem possuir garantia de estanqueidade, de modo a evitar vazamentos e outros problemas que possam comprometer de alguma forma o sistema onde é instalado.

Por exemplo, os modelos galvanizados são mais recomendados quando há a possibilidade de contato com vapores e líquidos, já que por passar pelo processo de galvanização, adquire características anticorrosivas. 

Já os modelos Metalon são fabricados com costura, pelo processo de solda longitudinal com alta frequência, ou sem costura, ambos indicados para indústria moveleira e indústrias dos mais diversos setores. 

Tubos para construção civil

Os tubos para construção civil mais conhecidos são os modelos em aço (com ou sem costura).

Isso se deve ao fato de que os tubos de aço garantem mais qualidade, economia e segurança no canteiro de obras. Entre as principais vantagens de usar esse tipo de tubo na construção civil, destacam-se a redução de custos, a segurança, a boa maleabilidade e a boa aplicabilidade.

Além dos modelos de aço, utiliza-se bastante os tubos de aço com e sem costura, bem como os modelos galvanizados. 

Tubos recomendados para cada segmento: escolha o modelo certo

Portanto, agora que conhece os modelos de tubos mais populares para cada aplicação, fica mais fácil escolher o tipo de tubo ideal. 

Lembre-se de entrar em contato com a empresa responsável pela produção de tubos para tirar qualquer dúvida. Se preciso for, solicite uma avaliação profissional para escolher o modelo de tubo mais adequado às suas necessidades. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos para mais novidades. 

 

whatsapp