Sumário
ToggleAtualmente, existem diferentes tipos de tubos à disposição no mercado, cada um deles com suas especificidades, métodos de produção e propriedades. Hoje, falaremos mais sobre os tubos galvanizados, mais especificamente sobre seu processo de fabricação.
Contudo, antes de abordarmos o processo de fabricação dos tubos galvanizados, é extremamente importante conhecermos mais sobre esse tipo de tubo, suas aplicações e características.
Os tubos galvanizados, também conhecido como tubos zincado, são itens extremamente versáteis, populares em diferentes aplicações no mercado, sendo comuns na condução de fluidos, em estruturas metálicas, postes de luz, alambrados, entre outras finalidades.
Pelo fato de surgirem a partir dos tubos de aço, os tubos de galvanizados apresentam características semelhantes, como a elevada resistência e ótima durabilidade.
Ao passo que são parecidos em alguns aspectos, ambos apresentam diferenças importantes, sobretudo por conta do processo de galvanização.
Basicamente, podemos dizer que o aço carbono comum é formado por uma liga de ferro com carbono, na qual o teor de carbono é inferior a 2,11%.
Em contrapartida, o aço galvanizado é composto por uma mistura robusta do aço líquido com uma solução pelo menos 10% de cromo.
Essa diferença garante aos tubos galvanizados alta resistência à corrosão, oriunda do processo de galvanização.
Para falarmos sobre a fabricação de tubos galvanizados, é preciso falar consequentemente sobre a galvanização.
A galvanização nada mais é que o processo de aplicação de uma camada protetora de zinco à uma superfície de aço ou ferro, com o objetivo de evitar o efeito corrosivo na peça galvanizada.
Logo, podemos definir a galvanização como é um processo em que se reveste uma peça de ferro ou de aço com zinco.
O método mais comum é a galvanização a quente, no qual as peças (nesse caso os tubos) são mergulhadas num banho de zinco fundido à temperatura entre 445 a 460ºC.
Existe ainda a galvanização a frio, que consiste em uma reação química entre o zinco e o ferro, feita por meio de sprays ou pincéis.
O grande objetivo da galvanização em tubos é evitar um processo conhecido como ferrugem, extremamente comum em peças de ferro e aço.
A ferrugem surge devido a oxidação do ferro metálico quando entra em contato com oxigênio do ar e da água. O ferro e a maioria dos metais têm menor potencial de redução que o oxigênio e, por esse motivo, tendem a se oxidar.
A ferrugem é um problema que cedo ou tarde irá aparecer em materiais como ferro e aço. Por isso, a galvanização surge como uma das melhores alternativas para aumentar, de forma considerável, a vida útil das peças.
Para quem busca soluções no mercado para melhorar o custo-benefício dos tubos, sem dúvida deve levar em consideração optar pelos modelos galvanizados.
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Aparecida Tubos! Até a próxima.